50 anos de Rotary

COMO NASCEU O ROTARY CLUB DE SETÚBAL e SUA FUNDAÇÃO

Eduardo Fernandes

In: “Rotary Club de Setúbal

” Vivia-se em plena Guerra Mundial. Estávamos em 1942. O movimento rotário havia surgido em 1905, na cidade de Chicago e em 1926 tinha chegado a Portugal, pelo Rotary Club de Lisboa. Passaram-se 16 anos até que se iniciasse a formação do Rotary Club de Setúbal, o sexto clube rotário de Portugal.

Corria, portanto, o ano de 1942, era então Governador Civil de Setúbal o Dr. Mário Madeira, membro do RC de Lisboa, que diariamente viajava de comboio entre o Barreiro e Setúbal, onde se cruzou com o jovem advogado Dr. Moitinho de Almeida, filho de um rotário do RC de Lisboa,  que tinha estabelecido escritório na nossa cidade e, com a influência do Dr. José Soveral Rodrigues, diligenciaram no sentido de se constituir um clube rotário nesta bela e promissora cidade de Setúbal.

E, com entusiasmo, lograram reunir um número suficiente de personalidades dotadas de qualidades pessoais, sociais e profissionais, dignas de fazerem parte de um movimento de homens com elevados atributos de solidariedade e de interesses pela resolução de problemas e assuntos comunitários e não só.

Em 1944, o Rotary Club de Setúbal estava em condições de funcionar autonomamente como clube rotário e, em reunião festiva no restaurante
Naval, o clube padrinho, Rotary Club de Lisboa, presenciou a eleição da primeira direcção do clube e fez a entrega dos símbolos protocolares: sino,
malhete e base para o registo de presenças. Direcção eleita: Presidente, Afonso O’Neill; Secretário, Sebastião Negrão; Tesoureiro, Dias Ferreira.

Por razões relacionadas com o conflito armado vivido no mundo, a Carta Constitucional do Clube, com o número 6207, só pôde ser entregue em 8 de Março de 1946, em cerimónia organizada para o efeito e com a presença do Governador Rotário de então, Vasco Nogueira de Oliveira.

1944-2019: 75 anos de serviço em prol das comunidades mais desfavorecidas nas comunidades de Setúbal e mundial, sob os lemas “Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve”.

O Rotary Club de Setúbal é o 6º clube mais antigo em Portugal e o 3º mais antigo do Distrito Rotário 1960.


História do Clube

1ª Parte (de 1944 a 1993)

(Breves apontamentos)

Luís Pedro Moitinho de Almeida

In: “Rotary Club de Setúbal

50 anos de Serviço (1944 – 1993)”

À GUISA DE PREFÁCIO

“Como se o Companheiro FREDERICO NASCIMENTO não tivesse já a sua presidência repleta de actos de gestão altamente positivos, encarregou o Companheiro EDUARDO FERNANDES, um dos mais antigos e dedicados membros do nosso Club, de escrever a história do nosso ROTARY CLUB DE SETUBAL.

Em boa hora o fez, não só porque o companheiro EDUARDO FERNANDES eivado do espírito de “servir” aceitou logo o cargo, mas também porque imediatamente pôs mão à ciclópica tarefa de que fora encarregado, para o que fez um verdadeiro trabalho de investigação, servindo-se não só de antigos boletins do Club mas também da tradição oral de vários antigos Companheiros que, felizmente ainda estão vivos.

E, com uma paciência beneditina, foi coligindo datas, organizando a lista dos presidentes e recolhendo todos os demais elementos que lhe permitiram levar a porto seguro o valioso trabalho que tenho a honra de prefaciar e que por certo será de leitura agradável e proveitosa para os Rotários que o lerem.

O ROTARY CLUB DE SETÚBAL passou a ter no Companheiro EDUARDO FERNANDES o seu cronista, o seu FERNÃO LOPES.

Parabéns ao Companheiro EDUARDO FERNANDES. E parabéns ao ROTARY CLUB DE SETÚBAL.”

17 de Junho de 1993