Mensagem Mensal do Governador.nov.2021

MENSAGEM DO GOVERNADOR PAULO MARTINS

Rotary Portugal | Distrito 1960 | 1 de novembro

Caras Companheiras e Caros Companheiros,

Atingimos o final do primeiro quadrimestre deste ano rotário, com a realização de 20 das 72 VOGs (quase 30 % da longa Caminhada), 2 dos 7 Seminários de Formação agendados e várias reuniões digitais, dinamizadas pelas Comissões Distritais, desde as vertentes dos Serviços à Comunidade, ao Desenvolvimento do Quadro Social e ao Projeto Inovar para Servir e Transformar (PRR), e à END POLIO NOW através da campanha #RotaryPortugal – Juntos Salvamos Vidas, para angariação de donativos diretamente para RI e Imagem Pública, num regresso muito entusiástico ao presencial.

E os Clubes foram implementando com empenho os seus Planos de Acão.

Estamos de parabéns, há que continuar!

Uma palavra de muito apreço para o entusiasmo com que foram vividos os Seminários Distritais realizados a 9 de outubro em Lisboa (organizado pela Equipa Distrital) e a 16 de outubro em Lagos (organizado pelo RC Lagos). Felicitações para os Organizadores, um êxito.

O primeiro versou os temas: The Rotary Foundation; Plano Estratégico; Quadro Social e Comunicação e Imagem Publica de Rotary. O segundo versou os temas: Serviços Internacionais; Juventude; Serviços à Comunidade e Fundação Rotária Portuguesa. Magnifica prestação dos oradores em nome das Comissões Distritais e ainda muito proveitosas as sessões em simultâneo de manhã com os Instrutores de Clube, liderado pelo Instrutor Distrital e Comissão de Formação Rotaria. Dando continuidade a este Programa de Formação Rotaria presencial e regional teremos em novembro mais três Seminários: a 13 em Portalegre (organizado pelo RC Portalegre); a 20 em Tavira (organizado pelo RC Tavira) e a 27 em Lisboa (organizado pelo RC Lisboa). Participem e partilhem no Clube os conhecimentos adquiridos!

Rotary dedica o mês de novembro à nossa “The Rotary Foundation” fundada em 1917 pela inspiração visionária de um rotário – Arch Klumph, considerado o Pai da “The Rotary Foundation”. Fundação que confere ainda mais universalidade a Rotary pelo exemplo de comunhão de esforços nos Serviços Humanitários.

Serviços Humanitários que se enquadram numa ou em várias áreas de enfoque: Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos; Prevenção e Tratamento de Doenças; Água, Saneamento e Higiene; Saúde Materno-Infantil; Educação Básica e Alfabetização; Desenvolvimento Económico Comunitário e Proteção do Ambiente. Têm presente cada uma destas áreas? Estão a desenvolver projetos nestas áreas? Pretendem candidatar esses projetos a Subsídios Globais ou Distritais? Não percam a oportunidade!

The Rotary Foundation apela a que os projetos humanitários que ela inspira e ajuda a financiar, para além de enquadráveis numa ou varias áreas de enfoque, e que tenham parceiros internacionais, sejam sustentáveis e quantificáveis. Queremos dar um melhor futuro às Comunidades através da nossa Ação e que tal perdure por Si para alem da nossa Ação. É disso exemplo o Projeto Distrital que vamos lançar na Ilha do Príncipe denominado ” Os Principezinhos ” na área da saúde materno infantil, dotando a Ilha de melhores meios técnicos, humanos e logísticos para mitigar a ainda elevada taxa de mortalidade das crianças e suas mães, conferindo também por essa via empoderamento as mães muitas delas adolescentes.

Uma palavra também para a campanha distrital de angariação de fundos para END POLIO NOW num excelente trabalho de equipa entre as Comissões D1960 The Rotary Foundation e da Comunicação e Imagem Pública de Rotary, que arrancou a 24 Outubro para proporcionar uma divulgação do papel de Rotary e captação de fundos nas comunidades, com o apoio das Autarquias, e igualmente para as muitas atividades que os clubes desenvolveram nas suas comunidades para o Programa da Erradicação da Pólio. Juntos Salvamos Vidas e a Imagem publica de Rotary sai reforçada na liderança deste fantástico sonho que está quase a tornar-se uma realidade (falta Afeganistão e Paquistão, não podemos baixar os braços).

E por falar em captação de fundos, não se esqueçam de ajudar a reforçar o Fundo Anual de Programas para daqui a 3 anos termos uma situação mais desafogada para projetos que aquela que hoje vivemos. Não se esqueçam de atribuir Paul Harris Fellows !

Continuemos em Equipa a Servir para Transformar Vidas!