“Torneio de Ténis de Mesa Adaptado – END POLIO NOW”

Integrado na Comemoração do Dia Mundial de Combate à Pólio, decorreu no dia 24 de outubro, nas instalações da Academia de Ténis de Mesa do Vitória Futebol Clube, no Estádio do Bonfim, o “Torneio de Ténis de Mesa Adaptado – END POLIO NOW”.

Este torneio resultou da parceria entre o Rotary Club de Setúbal (RCS) e a Academia de Ténis de Mesa do Vitória Futebol Clube (VFC), juntando praticantes de todas as idades e com todos os tipos de competências na prática deste desporto. Isto é, praticantes de Ténis de Mesa, essencialmente jovens, praticantes de Ténis de Mesa Adaptado, utilizando cadeiras de rodas, com idades variadas, mas acima dos 50 anos, quando vítimas de Pólio e jovens com problemas cognitivos.

Com muito rigor, a organização, pela mão de Domingos Diniz, responsável e dinamizador da Academia, realizou o torneio de forma a rodar todos os praticantes, jogando todos contra todos, sendo adotadas as regras do Ténis de Mesa Adaptado, o que pressupôs o uso de cadeiras de rodas para ambos os praticantes, quando um dos mesmos dela necessitasse, com excepção dos praticantes com condicionalismos cognitivos.

Com tanto empenho como satisfação, todos se dedicaram à competição, sabendo previamente que existiria um resultado final, mas que as medalhas seriam todas iguais, sem indicação das diversas classificações, o que em nada reduziu o entusiasmo posto em cada jogada.

A satisfação pela prática desportiva, pelo movimento e pela superação foram evidentes. Mesmo para alguém que pudesse eventualmente estar mais desatento, ficaria claro que as eventuais dificuldades físicas serão sempre infinitamente menos importantes para a inclusão, do que os preconceitos, quando existentes.

O exemplo destes desportistas, deveria por isso ser devidamente reconhecido pela sociedade, e particularmente pelas entidades responsáveis, não com palavras, mas com actos concretos, proporcionando-lhes meios para uma maior participação na sociedade, no desporto, mas também na vida profissional e quotidiana.

A coragem dos seus praticantes e a sua tenacidade deveriam também, e em prol de toda a sociedade, ser devidamente reconhecidas e divulgadas, ajudando a formar e motivar todos os cidadãos para a superação de problemas da vida pessoal e em sociedade, ajudando-os a aprender a relativizar as dificuldades e os fracassos, sem nunca perder de vista a superação individual.

No final do torneio, Carlos Silva e António Domingos, respetivamente Presidentes do VFC e do RCS, distribuíram as medalhas comemorativas deste Torneio a todos os atletas.

O mais novo tabém mereceu o respetivo reconhecimento pelo seu empenho

Foi também homenageado o Dr. Norberto Gomes, médico da Academia de Ténis de Setúbal, e simultaneamente membro do Rotary Club de Setúbal, elemento fundamental de contacto entre as duas instituições o que permitiu que o evento se realizasse, depois de dois anos de tentativas goradas do mesmo ser levado a efeito devido aos condicionalismos da pandemia.

Na foto: Carlos Silva, António Domingos e Norberto Gomes

A Taça Comemorativa do evento foi entregue por Carlos Silva e António Domimgos a Domingos Diniz, grande impulsionador e responsável pela Academia, a qual ficará na sede da Academia, no eEstádio do Bonfim.

Na foto: Domingos Diniz, Carlos Silva e António Domingos

Por fim, e para prolongar um convívio que foi inesquecível, passou-se a um simples, mas significativo almoço, que decorreu nas instalações da Academia, tendo neste participado elementos da organização do evento e alguns familiares dos praticantes.

“Saúde” e longa vida, com muitos sucessos desportivos e humanos, à Academia de Ténis de Mesa do VFC

O Rotary Club de Setúbal ficou mais rico pelo conhecimento da actividade desta modalidade do VFC, e espera-se que a parceria criada não fique pela celebração de um “dia mundial”, mas que se multiplique por muitas outras iniciativas.

O Vitória Futebol Clube fica mais rico de cada vez que uma das suas modalidades, como a Academia de Ténis de Mesa, valoriza o clube pela sua postura e pelo exemplo desportivo e humano dos seus praticantes.

Setúbal pode orgulhar-se desta academia que nos últimos três anos tem sido Campeã Nacional de Ténis de Mesa Adaptado.

Por fim, fica a ideia clara de que os jovens praticantes de Ténis de Mesa do VFC, adquirem nesta Academia e nesta modalidade, com o enquadaramento técnico que têm, maior consciência do valor da vida e da cidadania, tornando-se mais felizes e capazes de lutar diariamente pela superação das dificuldades com que se deparam, e que encontrarão ao longo da sua vida, pessoal, profissional e na sociedade, mas também mais conscientes da sua responsabilidade social enquanto exemplo de cidadãos e setubalenses solidários.

Depois de um dia Inesquecível, a foto da praxe… para “SEMPRE RECORDAR”

NOTA: o link em elaboração, em breve terminado, terá todas as fotos e vídeos realizados durante o Torneio.