Passeio de Carros Antigos na Comem. Dia Mundial Combate à PÓLIO

Integrado nas Comemorações do Dia Mundial do Combate à Pólio (Poliomielite / Paralisia Infantil), no dia 23 de outubro, véspera do referido dia, o Rotary Club de Setúbal (RCS), como anualmente acontece no final do mês  de outubro, desenvolveu algumas actividades de sensibilização da população para este problema que ainda há poucos anos afetou milhões de crianças em todo o mundo e que causou problemas graves de saúde e de integração profissional e social aos que a ela sobreviveram, e que ainda hoje lutam por condições adequadas à sua participação profissional e social e logo por uma melhor qualidade de vida.

O Rotary Internacional foi a primeira organização mundial a combater o vírus da Pólio, sendo secundado pela Organização Mundial de Saúde, e só deixará de se preocupar com esta doença quando deixar de existir no planeta um qualquer país com cidadãos infetados, isto é, quando a doença for finalmente erradicada.

Neste momento, apesar de apenas dois países, Afeganistão e Paquistão, ainda não controlarem totalmente o vírus, o risco e a ameaça continuam para todos nós, qualquer que seja o ponto do mundo onde estejamos ou habitemos, pois num mundo global, onde a circulação de pessoas e a troca de produtos são permanentes, ninguém pode garantir a segurança no plano da saúde.

Dia Mundial de Combate à POLIO: 24 outubro

Por isso, como em anos anteriores o RCS associou-se a esta data, promovendo este ano duas iniciativas inéditas que pretenderam divulgar junto das populações:

No dia 23 – “Passeio / Caravana de Carros Antigos / Clássicos” (ostentando apelativas placas alusivas) ao qual se seguiu um Almoço Solidário;

No dia 24 – “Torneio de Ténis de Mesa Adaptado – END POLIO NOW” (com participação de praticantes com deficiências diversas).

Em ambas as iniciativas, imperou a preocupação por informar e motivar a população para a necessidade de participar na erradicação da Pólio, bem como para a necessidade de angariar verbas que permitam contribuir para a compra necessária de vacinas para os países ainda não libertos desta doença e deste vírus.

No caso do “Passeio / Caravana de Carros Antigos / Clássicos” participaram ainda veículos mais recentes e actuais, devido à preocupação de que todos os interessados pudessem participar nesta iniciativa solidária.

Concentração Largo José Afonso. Foto: “Clássicos, Setúbal, Encontros”

Juntaram-se assim cerca de quatro dezenas de viaturas e cem participantes, que percorreram o centro de Setúbal, particularmente a Av. Luísa Todi, a Av. 22 de Dezembro, e a Av. Rodrigues Manito.

Imagem da Concentração de “Carros Antigos” no Largo José Afonso. Foto: “Clássicos, Setúbal, Encontros”

O passeio terminou na localidade de Fernando Pó, concelho de Palmela, na Adega da Casa Ermelinda Freitas, parceira do evento.

Caravana Solidária: Percurso Setúbal / Fernando Pó

Nas instalações referidas decorreu um almoço muito agradável e completo que contou com uma “Prova de Vinhos” inicial e de um “Moscatel Final”, não tendo esta jornada solidária terminado, sem que antes fosse sorteado um vinho de excelência oferecido pela Dra Leonor Freitas, denominado “Vida de um Vinho”, Reserva 2008, com o rótulo em serigrafia do pintor Mário Rocha, de apenas 1.000 exemplares, o que ajudou à angariação de fundos antes referida, para a compra de vacinas.

É também de realçar que parte do custo do almoço foi suportado pela Casa Ermelinda de Freitas, no que diz respeito às provas de vinho, às entradas e ao Moscatel Final, tendo a generosidade da Dra Leonor Freitas, que esteve todo o tempo presente, sido agradecida e louvada pelo, Dr. António Domingos, Presidente do RCS.

Agradecimento por António Domingos, Presidente do RCS, à Dra Leonor Freitas pela parceria no evento

Por outro lado, os participantes pagaram a sua refeição refeição (ementa composta por Sopa de legumes, Feijoada de choco, Lombo com recheio de ameixa e Sobremesa), bem como deram um donativo para a referida aquisição de vacinas, tornando esta refeição num acto solidário.

Também é de lembrar que as verbas alcançadas serão em breve multiplicadas, visto que por cada dólar recolhido, a Fundação Bill e Melinda Gates duplica o seu valor para a compra das vacinas anti Pólio, como resultado da parceria desta fundação com o Rotary Internacional.

Para além do convívio entre participantes do “Passeio / Caravana de Carros Antigos” e outros participantes no almoço, rotários e população em geral, é de realçar a presença do Governador do Distrito Rotário 1960, a que o RCS pertence, Dr. Paulo Martins, que muito honrou a iniciativa com a sua presença, na concentração inicial, bem como a participação do grupo “Clássicos Setúbal Encontros”, (ver no Facebook), que acolheu com entusiasmo e carinho a iniciativa, participando e colorindo o evento.

NOTA: o link em elaboração, em breve terminado, terá todas as fotos que nos chegaram, relativas a esta iniciativa.