14 nov. Dia Mundial da Diabetes

Nota Importante: no final deste artigo, encontrará um dispositivo que lhe permitirá conhecer o seu “NÍVEL DE RISCO DE DESENVOLVER DIABETES TIPO 2” . Para tal, clique em “Descarregar” e tenha acesso ao referido dispositivo.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em cada dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

O círculo azul é o símbolo da comemoração mundial dedicada à conscientização da doença. Este símbolo, com um círculo azul, representa a união de todo o mundo com um objetivo: encontrar a melhor forma de lidar com a diabetes.

Origem do dia

Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado a 14 de novembro, o qual coincide com o aniversário de Frederick Banting. Juntamente com Charles Best, Frederick Banting criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos.

O Rotary Club de Setúbal e a Prevenção da Diabetes 

“O RC de Sewtúbal aderiu ao Projecto FRAD – Frente Rotária Anti-Diabetes desde o seu lançamento, em Fevereiro de 2012, sendo Governador do Distrito 1960, o Companheiro José Coelho.

Desde 2012, o RC de Setúbal tem desenvolvido acções de sensibilização para a prevenção da diabetes tipo 2, nas Escolas, envolvendo a comunidade escolar, num universo de cerca de 11 500 pessoas.

Nos últimos cinco anos assinalámos o Dia Mundial da Diabetes, com uma Marcha Anti-Diabetes, em que participaram mais de quinhentos alunos de várias Escolas.

O objectivo foi sensibilizar a população para a necessidade de adoptar estilos de vida saudáveis, tendo em vista a prevenção da Diabetes tipo 2. Para o efeito foram distribuídos documentos diversos, entre os quais flyers.

Este ano, o Projecto FRAD assinala a data de forma diferente, divulgando um power point com esclarecimento sobre a Diabetes tipo 2 e sua prevenção. Neste documento, os interessados podem avaliar o seu grau de risco, preenchendo a ficha de auto-avaliação. É uma forma prática de saber se está em risco.  

Colabore connosco e cuide da sua saúde!

Maria do Rosário Lopes

  (Rotária e Professora)

Nota: mais informações no espaço “PROJECTOS” e especificamente em “PROJECTO FRAD” deste site.

(se tiver dificuldade em encontrar o espaço acima referido, consulte as “Instruções de Navegação” deste site num dos espaços principais do mesmo).