Espaço aos Membros do RCS…

Já há algum tempo surgiu-nos a ideia de ter um espaço neste site que, não tendo directamente nada a ver com o funcionamento do RCS, permitisse a divulgação de artigos, trabalhos ou notícias, da responsabilidade dos membros, e cuja pertinência é publicamente reconhecida.

Para ser mais objectivo, convém referir que a ideia surgiu-nos quando da publicação dos textos do nosso companheiro, e sócio honorário, Mário Moura no jornal “O Setubalense”, cujo mérito é reconhecido, e cujo conteúdo é pertinente e será eventualmente desconhecido de alguns de nós.

Portanto, tentaremos ir publicando documentos deste género para conhecimento e enriquecimento de todos os membros do RCS e para um melhor conhecimento de cada um nós, enquanto rotários.

Porém, e pela oportunidade do momento, “Reabertura do Convento de Jesus”, iremos abrir este espaço com o contributo da Companheira Maria Helena Fragôso de Mattos que, tendo estado presente no evento a título particular, nos enviou fotos do momento e nos relata as primeiras impressões da referida cerimónia, a qual tem um significado muito especial para Setúbal e para todos os Setubalenses.

No sábado, dia 10, pelas 18.30, realizou-se a cerimónia oficial da Reabertura do Convento de Jesus. Foi uma cerimónia muito bonita e a visita guiada pelo Prof. A. Baptista Pereira apresentou-nos um edifício, que foi Convento, Hospital e é o Museu da Cidade restaurado com muito bom gosto e respeito pela arquitectura e objectivos do edifício original, com uma cuidadosa integração de técnicas modernas. A Casa do Capítulo está linda e o Coro Alto de uma beleza inexcedível.

A autarquia está de parabéns e nós, Setubalenses, também! 

Texto e imagens da Compª Maria Helena Fragôso de Mattos