Inauguração da Cozinha Pedagógica da APPACDM com o apoio do RCS

No passado dia 2 de Outubro, foi inaugurada a COZINHA do Centro de Atividades Ocupacionais n. 3 (CAO3) da APPACDM de Setúbal com a presença de representantes da sua Direção e do ROTARY CLUB DE SETÚBAL.

Cerimónia com presença limitada a membros da APPACDM e do RCS por motivo da Covid 19.

A Cozinha pedagógica ganhou o nome de “A Sala da Tina, como reconhecimento pelo trabalho dedicado de Albertina Conde (de 84 anos) à instituição e aos seus utentes” no dizer do presidente da instituição, professor José Salazar.

Descerramento da placa de reconhecimento ao Rotary Club de Setúbal pelo actual presidente, Alberto Vale Rêgo e pela past presidente Maria Helena Fragôso de Mattos, em cuja presidência (2019 / 2020) se iniciou e desenvolveu o projecto em causa.

Na COZINHA, uma das salas de actividades da APPACDM, desenvolve-se o trabalho com os jovens utentes no desempenho de tarefas relacionadas com a confecção de refeições simples e preparação de lanches para todos os do Centro, de modo a estimular a sua autonomia.

Para tal, são necessárias condições satisfatórias, nomeadamente, no que diz respeito à preparação das refeições, arrumação de utensílios e materiais e acondicionamento de produtos alimentares.

Ventoínha oferecida pelo RCS

Mais alguns equipamentos imprescindíveis para a Cozinha pedagógica

O ROTARY CLUB DE SETÚBAL, apoiou o projecto de recondicionamento dessa COZINHA, doando os electrodomésticos necessários – fogão eléctrico, exaustor e ventoinha de teto – que foram instalados pela APPACDM, no âmbito das obras de beneficiação e melhoria da área.

Este projecto foi apoiado pela ROTARY FOUNDATION, através de um Subsídio Distrital, que duplicou o valor de 460 € de fundos do clube, para aquisição dos electrodomésticos instalados.

Entrevista final conjunta para a comunicação social dada pelos presidentes da APPACDM e do Rotary Club de Setúbal.

A APPACDM de Setúbal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, materializa a sua acção de sensibilização e co-responsabilização da sociedade para a igualdade entre todos os cidadãos, através da intervenção em mais de 1000 pessoas de diversas idades e graus de deficiência – Paralisia Cerebral, Trissomia 21, Espectro do Autismo, e outros síndromes e problemáticas. No CAO3 trabalha com cerca de 60 utentes de várias idades.

O ROTARY CLUB DE SETÚBAL existe desde 1944 e pertence ao Distrito 1960 de Rotary International. Tem como objectivo e propósito promover a cidadania e desenvolver projectos que respondem a necessidades específicas da comunidade e das instituições de solidariedade social local e apoia-se na ética e disponibilidade dos seus sócios para a sua realização.


Ver notícia n’ O Setubalense