REGIÃO AFRICANA CERTIFICADA COMO LIVRE DA POLIOMIELITE

Reencaminha-se a mensagem enviada por Holger Knaack, Presidente de Rotary Internacional e por K.R.Ravindran, Chair da Fundação Rotária, ao Presidente do Rotary Club de Setúbal, Alberto Vale Rêgo.

Caros rotarianos,

É um grande prazer anunciar que a região africana foi certificada como livre do vírus selvagem da pólio.

Os rotarianos desempenharam um papel essencial para livrar a região do vírus selvagem da poliomielite. Temos motivos de nos orgulhar do trabalho árduo que fizemos para eliminar o vírus selvagem na região africana e em quase todos os países do mundo. 

Este progresso é resultado de décadas de trabalho intenso em 47 nações do continente, envolvendo milhões de agentes da saúde que percorreram as distâncias em veículos, bicicletas, barcos e até mesmo a pé para chegar às comunidades. Também envolveu estratégias inovadoras para imunizar as crianças em meio a conflitos e inseguranças, e uma enorme rede de vigilância testando casos de paralisia e verificando a presença do vírus nos esgotos. 

Nos últimos 20 anos, inúmeros rotarianos em países da região africana e do mundo inteiro trabalharam juntos para arrecadar fundos, imunizar crianças, defender a causa perante líderes locais e nacionais, e aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação, permitindo que a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI) atuasse eficazmente e impedisse surtos de pólio. 

Esta certificação é uma grande conquista na área da saúde pública para os rotarianos, a região africana e os nossos parceiros na GPEI, sinalizando um enorme passo em direção à eliminação da paralisia infantil globalmente. Contudo, ainda é preciso eliminar o vírus selvagem nos últimos dois países em que ele permanece endêmico.

Nesta jornada para erradicar a pólio, enfrentamos muitos desafios, mas, ao mesmo tempo, fizemos progressos notáveis. A infraestrutura de combate à poliomielite que os rotarianos ajudaram a construir servirá como um legado duradouro que continuará protegendo as crianças contra outras doenças.

Agora, pedimos para que vocês renovem seu compromisso com a eliminação da paralisia infantil de uma vez por todas. Precisamos de cada um de vocês para cruzarmos a linha de chegada, o que exige de nós a arrecadação anual de US$50 milhões para o Pólio Plus. A erradicação do vírus selvagem na região africana mostra que a erradicação da poliomielite é possível e revela como o nosso trabalho, as nossas parcerias e o nosso compromisso financeiro continuam impulsionando esta iniciativa, mesmo durante uma pandemia global.

Obrigado pelos seus esforços contínuos, pela conquista de agora termos a região africana livre do vírus selvagem e por permanecerem empenhados em cumprir a nossa promessa de vivermos em um mundo livre da paralisia infantil.

Cordialmente,

Holger Knaack                                                                   K.R. Ravindran
Presidente, Rotary International               Chair, Fundação Rotária

Presidente Holger Knaack e o Dr. Tunji Funsho, que preside a Comissão Nacional Pólio Plus da Nigéria, parabenizam os rotarianos pela erradicação do vírus selvagem na região africana. Assista.

C/C:

  • Diretores e diretores eleitos do RI, curadores e curadores entrantes da Fundação
  • Governadores e governadores eleitos
  • Presidentes de clubes
  • Comissões Pólio Plus (Comissão Internacional Pólio Plus, Comissão Elimine a Pólio Agora: Contagem Regressiva para Entrarmos para a História, Força-Tarefa de Defesa da Erradicação da Pólio dos EUA, Conselheiros Nacionais de Defesa do Pólio Plus, Presidentes de Comissão Nacional PolioPlus, Coordenadores Zonais Elimine a Pólio Agora)
  • Líderes regionais (CR, CIPR, CRFR, E/MGA)
  • Ex-presidentes do RI, Comissões Distritais da Fundação Rotária
  • Comissão de Comunicação
  • Assinantes do boletim Elimine a Pólio Agora