Reunião de Transmissão de Tarefas (2019/20): Mensagem da Presidente Cessante

Caros Companheiros e caros Amigos Convidados,

Quando, faz amanhã um ano, a minha equipa e eu tomámos posse não teríamos sequer podido imaginar a forma estranha como a quase totalidade do quarto trimestre deste Ano Rotário iria decorrer.

Nos trimestres anteriores, de Julho a 11 de Março, cumprimos rigorosamente o Plano de Actividades, discutido e aprovado pelos Companheiros antes da Transmissão de Tarefas e ratificado posteriormente na primeira Reunião da Assembleia Geral em 18 de Julho. Lembro que nesta reunião foi também aprovada por unanimidade a proposta de atribuição da Distinção de Mérito Profissional ao Dr. João Pereira Bastos.

Também os eventos culturais, palestras e debates programados foram cumpridos abordando as áreas de ambiente e recursos, saúde, património, educação/formação e desenvolvimento sustentável, tendo sido tratados por académicos altamente qualificados, aos quais naturalmente estamos muito gratos.

Os projectos planeados, humanitários e de serviço à comunidade, fizeram igualmente o seu caminho e tiveram a sua finalização:  a Bolsa Educacional, o apoio às crianças de uma escola em Marrocos em parceria com o Rotary Club de Safi, o equipamento da Cozinha Pedagógica da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) e a reformulação e finalização do projecto  de apoio ao subprograma da CMS (Câmara Municipal de Setúbal), Saúde no Bairro, lançado pela Presidência da Companheira Estefânia Campos. Foi dada continuidade às campanhas Pólio, FRAD (Frente Rotária Anti Diabetes) e Saúde Brincando sempre que foi oportuno. Foram dados ainda os primeiros passos, que a situação de pandemia veio a interromper, no sentido da elaboração de um projecto de Subsídio Global, a favor de uma instituição local de serviço médico-social, a LATI (Liga dos Amigos da Terceira Idade). E do projecto de arranjo do espaço da sede foi ainda executada uma grande parte.

Todas estas actividades foram sendo registadas no site do clube o qual tem continuado a ser construído desde o dia da sua abertura há um ano.

Infelizmente a pandemia veio perturbar o percurso tranquilo que vínhamos seguindo, levando-nos a cancelar a celebração do Aniversário do clube, agendada para dia 12 de Março, em que deveria ser emblemada a Companheira Yin Hing Pong e entregue um Paul Harris à Companheira Maria do Rosário, atribuído pela Past-governadora Companheira Ilda Brás (que está connosco on line). Nesse jantar festivo estavam inscritas a Governadora Mara Duarte, a título pessoal, a Past Governadora Ilda Brás, a Dra Mª das Dores Meira, Presidente da Câmara M de Setúbal, o Senhor Bispo de Setúbal e o Presidente da União de Freguesias, Dr. Rui Canas.

Adiado ficou também, em Abril, o jantar festivo da Homenagem Profissional e em Maio o Torneio de Desporto Adaptado (Ténis de Mesa) assim como o segundo Passeio de Companheirismo do ano e a Sardinhada, habituais na Primavera.                                                                              Mas para todos estes eventos haverá de chegar o seu tempo próprio!

O que perdemos de actividades canceladas ou adiadas, tentámos compensar com outras formas de convívio e actuação, procurando que não se perdesse e até se reforçasse a coesão do clube.

Assim, iniciámos um ciclo novo de reuniões semanais, virtuais, através das quais os Companheiros do RCS se foram “encontrando”, e tomando conhecimento da evolução dos projectos programados mas especialmente dos dois Projectos Covid19 candidatos  aos subsídios especiais, um da  Fundação Rotária Portuguesa  e apoiado por em presas locais e donativo individuais, e outro da Rotary Foundation (Subsídio de Calamidade), osquais beneficiaram com Equipamento de Protecção Individual (EPI),  respectivamente a Cáritas Diocesana de Setúbal e o Centro Hospitalar deSetúbal.

 Nas reuniões virtuais, em que a média de presenças foi claramente superior à das reuniões presenciais, a última parte da sessão foi sempre dedicada à discussão de um tema proposto como já vinha sendo anteriormente, o que resultou em interessantes e calorosos momentos de partilha.

Finalmente, e apesar da distância social nos impedir de uma proximidade real, umas palavras a todos os Companheiros, a quem há um ano solicitei a sua companhia para este caminho agora percorrido.

Quero manifestar o meu reconhecimento aos Companheiros do Conselho Director, e não só, a todos os que mais ou menos perto, trabalharam comigo, colaboraram com trabalho efectivo, sugestões, propostas, chamadas de atenção…  E não posso deixar de referir e nomear o apoio e ajuda constantes, prontos e incondicionais do Companheiro Ricardo Martinez, que a maior parte das vezes se antecipava a qualquer minha eventual solicitação. Para ele o meu profundo agradecimento extensivo à Paula, sua Mulher.

E ainda e também, os meus agradecimentos institucionais (e em alguns casos também pessoais), às empresas que apoiaram projectos nossos; aos palestrantes que  aceitaram proporcionar-nos serões muito gratificantes, partilhando conhecimentos e reflexões interessantes, oportunas e desafiadoras; à Camara Municipal de Setúbal pelo poio logístico de vários anos, ao Presidente da União de Freguesias pela inestimável ajuda que nos prestou com a cedência de um espaço, aquando das obras na Sede e finalmente à Comunicação Social pelo eco que deu às nossas realizações.

Como afirmei na minha tomada de posse como Presidente do RCS, não estive nem estou aqui para provar nada, aos outros ou a mim própria. Como sempre em outros serviços de voluntariado que tenho feito e ainda faço, assumi então o compromisso de cumprir o melhor que soubesse e que fosse capaz. Simplesmente isso. Foi o que tentei, procurando respeitar a linha tradicional de continuidade do clube e também, depois, a imperiosa necessidade de mudança.

Sempre num contínuo, consentâneo com o símbolo da roda, fecha-se um ciclo e inicia-se outro.

Ao Presidente entrante e à sua equipa desejo um excelente Ano Rotário 2020-2021, de realizações de serviço úteis e bem-sucedidas e de crescimento para o Rotary Club de Setúbal.

Setúbal, 27 de Junho 2020, Sede, Av. General Daniel de Sousa

 Maria Helena Fragôso de Mattos

(Presidente Cessante)