Reunião de Transmissão de Tarefas do Ano Rotário de 2020 / 21

Realizou-se no passado dia 27 de junho, pelas 11 horas, na sede do Rotary Club de Setúbal, a reunião anual de Transmissão de Tarefas.

Abriu a reunião a Presidente cessante, Maria Helena Fragôso de Mattos, que após saudar os presentes e os Companheiros e Convidados que a acompanhavam virtualmente, passou de imediato a palavra ao Director do Protocolo, José Coelho. Este, depois de renovar as boas-vindas, explicou que por motivo da pandemia Covid 19, o evento não teria, como habitualmente, a presença de todos os membros do clube, mas antes contaria apenas com a presença dos membros cessantes e eleitos dos respectivos Conselhos Directores, tendo os restantes membros e seus convidados de assistir à cerimónia por via digital.

Seguidamente, a Presidente Cessante, Maria Helena Fragôso de Mattos deu início à Transmissão de Tarefas para o Presidente Eleito Alberto Vale Rêgo que, por sua vez, irá dirigir o clube sadino por um novo período de um ano.

No seu discurso de despedida, a Presidente Cessante lembrou o trajecto do RCS neste último ano rotário, onde nem a inesperada e indesejável pandemia fez abrandar o ritmo de trabalho do clube, obrigando sim a uma estruturação da forma de funcionamento do mesmo, nomeadamente através das reuniões semanais por via digital e não presencial, e do adiamento ou cancelamento necessário de alguns dos seus eventos e projectos já planeados, mas por outro lado, incrementando outros, adequados ao momento e aos problemas vividos pela comunidade, como os da aquisição e distribuição de Equipamentos de Protecção Individual por instituições de saúde e de intervenção próxima às populações em situação social e de saúde, de risco, mantendo o clube sempre a sua preocupação em servir quem mais necessita e de se manter articulado com a comunidade.

Depois de agradecer a todos os que com ela participaram nas tarefas quotidianas do clube e nas diversas iniciativas, ao anterior Conselho Director e membros do clube, às entidades e empresas que colaboraram nos eventos desenvolvidas, à Câmara Municipal de Setúbal e à União das Freguesias de Anunciada, aos palestrantes nas conferências realizadas e ainda aos órgãos de comunicação social que colaboraram na divulgação dos eventos e iniciativas, Maria Helena Mattos expressou o seu voto de felicidades ao seu sucessor, com a realização de serviços bem-sucedidos e úteis para a comunidade e de crescimento para o clube.

Para finalizar, a Presidente Cessante chamou a atenção de todos para as duas funções finais que teria ainda de desempenhar:

– Veicular a atribuição de um Paul Harris pela Past Governadora do Distrito 1960, Ilda Brás, que estando na Ilha de S. Miguel, Açores, esteve presente através de videoconferência, a Maria do Rosário Lopes, o primeiro membro feminino do RCS, homenageada pelo reconhecimento do seu trabalho, nomeadamente na organização do Baile da Rosa, onde foi comemorado o Aniversário do Rotary Internacional e angariados fundos para um projecto internacional.

Ilda Brás, para além de se referir à homenageada com palavras de muito louvor, acabou felicitando os Presidentes Cessante e Eleito, fazendo votos de continuação de bom trabalho.

– A última função da Presidente Cessante foi a atribuição, aprovada pelo Conselho Director Cessante, do estatuto de Sócia Honorária, a Maria Dália Vale Rêgo, pela sua contínua, dedicada colaboração e disponibilidade, ao longo de muitos anos, na realização de actividades e eventos realizados pelo clube, sempre com elevada qualidade e dignidade.

Após a entrega do colar de Presidente por Maria Helena Mattos a Alberto Vale Rêgo este,  enquanto Presidente Eleito que irá iniciar funções a partir de 1 de julho próximo, saudou a Presidente Cessante, colocando-lhe o emblema de Past-presidente, lembrando o seu papel na unidade do clube numa época de pandemia, com as limitações que a mesma impôs, bem como na consolidação do RCS na comunidade setubalense, onde a mesma é  reconhecida, apreciada e respeitada, através de projectos de grande significado que tem integrado para a comunidade setubalense.

Antes da mensagem de Compromisso apresentada pelo Presidente Eleito, foi empossado o novo Director do Protocolo, Eduardo Correia e apresentado todo o novo Conselho Director.

Passagem de “Colar” de Director do Protocolo cessante, José Coelho para o Director eleito, Eduardo Dinis Correia

Na mensagem de compromisso para este novo mandato, Vale Rêgo, eleito pela segunda vez para desempenhar o cargo de Presidente, depois de o ter assumido no Ano Rotário de 2013 – 2014, sendo o 54º Presidente do RCS, mostrou-se honrado pela escolha dos membros do clube e motivado para que o clube continue a ser referência na comunidade setubalense, enfrentando o período de pandemia.

Quanto à acção a desenvolver, Vale Rêgo sublinhou a sua atenção no reforço da formação dos dirigentes, afim de garantir a sustentabilidade e continuidade do clube com aumento de competência e do número dos seus membros.

Foi ainda explicitado o apoio a uma instituição local, através de um Projecto Global, para dotação de uma unidade de medicina física e reabilitação, de importância significativa na comunidade.

Para finalizar, o Presidente Eleito apresentou o lema para este ano, que representa como que a resposta para os desafios e trabalho que se avizinha:

Rotary Abre Oportunidades

NOTA: As mensagens referidas neste texto, dos Presidentes Cessante e Eleito, tal como a mensagem do novo Governador do Distrito Rotário 1960, a felicitar o novo presidente do RCS, encontram-se integralmente apresentadas no espaço NOTÍCIAS deste site.

A lista integral de Presidentes do RCS encontra-se no espaço HISTÓRIA deste site.