Prémio “Empreendedorismo Social” entregue ao Projecto Saúde no Bairro

O Prémio de Empreendedorismo Social, instituído pela Governadora do Distrito Rotário 1960, Mara Duarte, foi atribuído ao Projecto Saúde no Bairro, integrado no Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, implementado nos Bairros da Bela Vista, após a sua visita oficial a Setúbal, em 28 de novembro de 2019, onde então visitou o referido projecto.

Pelas vicissitudes da pandemia Covid 19, a entrega física do prémio foi sendo adiada, acabando por se concretizar no passado dia 26 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, em moldes inéditos, devido ao número muito limitado de presenças, tendo na mesa a Presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, a Governadora do Distrito Rotário 1960, Mara Duarte e a Presidente do Rotary Club de Setúbal, Maria Helena Fragôso de Mattos.

A assembleia foi formada pelo vereador Carlos Rabaçal, responsável pela coordenação da ligação do projecto à autarquia, pela representante da Junta de Freguesia de S. Sebastião, pela representante das instituições populares no projecto, por Estefânia Campos, à época do início do projecto, presidente do RCS e por alguns poucos convidados pertencentes às entidades envolvidas.

O início do evento foi marcado pela passagem de um filme alusivo aos objectivos do projecto, à articulação das entidades parceiras, bem como à envolvência da comunidade no projecto.

Seguiu-se uma breve troca de “lembranças” e fotos, iniciando-se esta fase pela oferta, por parte de Mara Duarte a Maria das Dores Meira, de um pequeno troféu com o símbolo do Rotary, representando o prémio “Empreendedorismo Social”.

Mara Duarte entrega a Maria das Dores Meira o Prémio Rotário de “Empreendedorismo Social”

Seguiu-se a entrega de um pequeno painel referindo o Equipamento Médico financiado ao projecto Saúde no Bairro, entregue por Maria Helena Mattos também à presidente da autarquia.

No período das intervenções, a Presidente do RCS começou por lembrar a continuidade de trabalho que o sistema utilizado no Rotary permite, visto que o projecto agora comemorado, foi iniciado há dois anos pela então Presidente Estefânia Campos.

Intervenção da Presidente do RCS, Maria Helena Fragôso de Mattos

Por esse motivo, a actual Presidente do RCS convidou Estefânia Campos para intervir e relembrar as dificuldades encontradas inicialmente.

Intervenção de Estefânia Campos à época do início do projecto, Presidente do RCS

Seguidamente, tomou a palavra a Governadora Rotária Mara Duarte que focou que o prémio “Empreendedorismo Social” foi um dos dois instituídos diretamente por si, e que completam com os restantes sete, o conjunto de prémios anuais atribuídos pelo Rotary, sendo este o único a ser publicamente entregue no presente ano rotário, devido aos condicionalismos da pandemia.

Intervenção da Governadora do Dsitrito Rotário 1960, Mara Duarte

Continuando na sua intervenção, Mara Duarte referiu ainda que “a atribuição do prémio ao projecto já referido foi desde o início muito fácil de atribuir”, explicando que “se o Rotary se dedica ao apoio de projectos humanitários, não pretende de todo ser uma organização assistencialista. Para tal, existem outras estruturas que estando na primeira linha da intervenção fazem bastante melhor do que o Rotary o poderia fazer. Mas o Rotary tem a obrigação de reconhecer programas que mudem, efectivamente, a vida das pessoas. Projectos que tenham impacto na vida das pessoas”. E acrescentou “quando ouvi na primeira pessoa, os beneficiários deste programa que a Câmara Municipal de Setúbal desenvolveu, e ver na cara deles, claramente, a superação, o reconhecimento da sua dignidade, a envolvência em que eles próprios se foram metendo, desde o princípio do projecto” bem como ter a noção de que as pessoas compreendem agora que a sua opinião conta, que é ouvida, sentindo que é útil e que pertencendo a um grupo, a um colectivo, trabalham em equipa e desenvolvem um trabalho que faz mudança na vida de outras pessoas, que compreendem que o colectivo é muito mais do que o individual, foram aspectos que se encontram neste projecto e que se assumiram como decisivos para a atribuição do prémio.

Para finalizar, Mara Duarte agradeceu ao RCS o ter-lhe apresentado este programa e o terem apoiado com a sua acção, bem como agradeceu, enquanto cidadã, a acção da CMS neste projecto.

Por fim, interveio Maria das Dores Meira que agradeceu a honra da presença da Governadora Distrital do Rotary e da Presidente do RCS. Depois, cumprimentou o Vereador Carlos Rabaçal e a Chefe da Divisão da Área da Habitação Pública Municipal, Raquel Levi, reconhecendo o papel notável de ambos no presente projecto e o de peças indispensáveis no funcionamento do mesmo.

Aproveitou ainda para sugerir que as palavras da Governadora Mara Duarte sejam ouvidas pelas pessoas da comunidade envolvidas no projecto porque “constituem estímulos fundamentais para quem não acreditava em si mesmo, que pensavam que não podiam e não tinham que fazer nada, que não valiam nada, que ninguém sabia que eles existiam… eles sim, já confinados há muitos anos atrás”.

A Presidente da CMS acrescentou ainda que em seu nome e no nome dos moradores dos Bairros da Bela Vista queria manifestar a sua enorme alegria por estar a receber este prémio, e redobradamente, por este ser o único atribuído no presente ano rotário e no mandato da actual governadora. E acrescentou “é uma alegria a que junto o sentimento e a certeza de que estamos a cumprir o nosso dever e que valeu a pena, e vale a pena sempre.”

A reunião terminou com a entrega, por parte da Presidente da Câmara à Presidente do RCS, de um quadro com foto do histórico e saudoso fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, quando da realização da 6ª Conferência do Rotary Club de Setúbal, em Azeitão. (será?)

Quadro com foto de Américo Ribeiro sobre os Rotários Setubalenses entregue pela Presidente da CMS à Presidente do RCS

Esta lembrança, agora entregue pelo município, estava já agendada quando da comemoração do 76º Aniversário do RCS, em 8 de março de 2020, quando o evento foi desmarcado devido à ameaça da actual pandemia.

Nota: brevemente estarão disponíveis as gravações integrais das intervenções atrás referidas.