Rotary Cl. Setúbal entrega E.P.I. ao Centro Hospitalar de Setúbal

No passado dia 16 de junho foi entregue pelo Rotary Club de Setúbal ao Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) a primeira parte do Equipamento de Protecção Individual (EPI) destinado aos profissionais do sector da saúde que se ocupam do combate à pandemia Covid 19.

A entrega de tal equipamento foi feita pela Presidente do Rotary Club de Setúbal (RCS), Maria Helena Fragôso de Mattos, no Hospital de S. Bernardo em Setúbal, numa singela cerimónia com o Conselho de Administração do respectivo Centro Hospitalar.

Os equipamentos entregues foram angariados através de projecto elaborado pelo Rotary de Setúbal e apresentado à Rotary Foundation no âmbito das candidaturas ao Subsídio de Calamidade disponibilizado pela fundação especificamente para projectos focados na prevenção e combate à Covid 19.

No momento das intervenções, o Dr. Manuel Francisco Roque Santos, Presidente do Conselho de Administração do C.H.S. lembrou a importância da colaboração do RCS no processo de envolvimento da comunidade no bem-estar e segurança dos profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia.

A Presidente do RCS sublinhou que, para além dos profissionais visíveis na primeira linha, temos de gradecer a todos os profissionais também expostos, como os que se ocupam da higiene e desinfecção, dos transportes de doentes e outros. Acrescentou ainda que a importância desta oferta, mais do que no volume da mesma, que ainda não está completa, vale por sublinhar a importância do apoio e da presença da sociedade civil nesta luta global e concretamente a determinação do Rotary Club de Setúbal em participar na resolução ou redução dos problemas de assistência à comunidade setubalense, em que está inserido, omeadamente nesta situação de pandemia.

Foi ainda lembrada a colaboração já de longa data existente entre o RCS e o Hospital de S. Bernardo, nomeadamente através do projecto “Saúde Brincando”, destinado a minorar os efeitos do natural stress causado a crianças internadas no período anterior e posterior às intervenções cirúrgicas a que têm de ser submetidas.

Para finalizar, foi formulado o desejo conjunto de uma maior e duradoura colaboração entre as duas instituições da cidade de Setúbal.