Programa Mensal de Abril Mensagem da Presidente RCS

(em Anexo encontra o original do Boletim Mensal a que se refere o texto abaixo apresentado)

Caros Companheiros,

Este boletim diferente é o primeiro após a chegada desta pandemia do Covid – 19 e do decorrente cancelamento do jantar comemorativo dos 76 anos do Rotary Cl de Setúbal, em que seria emblemada a Companheira Yin Hong Ping e entregue um Paul Harris à Companheira Maria do Rosário. Para ambas a cerimónia chegará a seu tempo.

Esta pandemia deixa-nos a todos na perplexidade muda das perguntas sem resposta e num confinamento, para o bem de todos, em que vamos aprendendo a viver segundo um paradigma que desconhecíamos.

A nossa cidade continua a ser a “cidade do rio azul” como lhe chamou o setubalense adoptivo Cabral Adão, um rio azul de que não podemos agora usufruir. Lá fora é Primavera mas o vírus não sabe… E vivemos, em Família ou “a solo”, angústias, dor e impotência, mas felizmente também resiliência, solidariedade reinventada e esperança!

Neste contexto, algumas actividades, como a Homenagem Profissional e o Torneio de Desporto Adaptado, calendarizadas respectivamente para 17 de Abril e 9 de Maio tiveram de ser canceladas. Mas o clube não está parado:   No âmbito premente do apoio a esta luta titânica, está em elaboração, em fase final, com recurso à Fundação Rotária Portuguesa e a parcerias, um projecto de apoio aos funcionários e voluntários de uma instituição em Setúbal, os quais com elevada exposição, diariamente prestam assistência a pessoas sem abrigo.  E há outras acções ainda em estudo. Fomos também informados de que o projecto Cozinha Pedagógica para a APPACDM foi aprovado e será efectivado a qualquer momento.

Certamente nem todos seremos igualmente entusiastas das tecnologias da comunicação mas, também certamente, agora damos graças pelo seu desenvolvimento que,  para além da sua inestimável utilização nas áreas da assistência médica e sanitária, proporciona à nossa sociedade abalada até aos alicerces, o tele-trabalho, o tele-estudo para crianças e jovens, a continuação das actividades de associativismo cultural e de solidariedade e que, nas relações humanas mais íntimas, através da imagem e da fala imediatas, possibilita uma presença e uma inter-acção, que fazem com que a distância não tenha necessariamente de significar ausência…

Neste contexto, as reuniões do Rotary Cl de Setúbal vão continuar a ser on line, no horário habitual, 5ªf  às 21.30hs e o site irá sendo regularmente actualizado  (www.rotarysetubal.org).

Com o contributo de acções e ideias de todos os Companheiros, o clube continuará a estar presente e interveniente no tecido social da nossa cidade, cumprindo o lema “Dar de si antes de pensar em si”!

Com cordiais saudações rotárias, votos de saúde e serenidade e um abraço de solidariedade.

M Helena Fragôso de Mattos

   (Presidente)