Jantar – Palestra: “Mar e Alimentos – Na Senda de um Planeta Azul” (powerpoint em anexo)

No passado dia 20 de fevereiro teve lugar no Restaurante “O Quintal” em Setúbal, o jantar – palestra com o tema acima referido, tendo como palestrante a Profª Doutora Narcisa Bandarra, investigadora do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e responsável pela Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospecção do mesmo instituto.

Estiveram presentes para além dos membros do Rotary Club de Setúbal, promotor do evento, alguns convidados, entre os quais professores e médicos, tendo em conta a temática abordada e a pertinência do mesmo para a saúde pública.

A apresentação realizada pela Profª Doutora Narcisa Bandarra revelou-se de muito interesse para todos os presentes, tendo o tempo de reflexão e questões finais sido amplamente participado.

Infelizmente, a gravação programada da preleção, cuja autorização foi com total amabilidade autorizada pela palestrante, sofreu um inesperado acidente pelo que não é possível reproduzir a mesma.

Pelo interesse manifestado pelos presentes, a preletora disponibilizou de imediato o power point de suporte à sua apresentação, o qual se encontra abaixo para consulta.

O RCS agradece à Professora Doutora Narcisa Bandarra toda a amabilidade e disponibilidade demonstradas.

Em anexo: Currículo da Palestrante

Narcisa Bandarra (investigadora) – Química Aplicada, ramo de especialização em Química Orgânica, é Doutorada em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa em 1999, com agregação em Ciências do Mar pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 2018.

É responsável peça Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospecção do IPMA desde 2014. Tem vinte e nove anos de trabalho científico na área da valorização dos produtos da pesca e da aquacultura com especial enfoque na bioquímica e valor nutricional, visando a sua importância para a saúde e bem estar do consumidor, bem como o melhor aproveitamento destes produtos pelo sector produtivo.

O resultado da sua actividade científica encontra-se reflectido na publicação de cento e cinquenta e dois artigos científicos em revistas indexadas da especialidade, na participação de mais de quarenta e seis projectos de I &D nacionais e internacionais e na orientação de cinquenta e oito estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nacionais e internacionais.

É representante nacional da West European Fish Technologist ssociation (WEFTA) e do High Level Panel in Ocean economy (HLPO) https://oceanpanel.org/, Orcid https://orcid.org/0000-0002-7563-9226