2º Seminário Distrital de Formação Rotária em Lisboa

No dia 23 (nov.2019), decorreu o segundo Seminário Distrital de Formação Rotária, que teve lugar em Lisboa no Auditório da empresa Grupo 8, situada na Avenida dos Estados Unidos, que gentilmente cedeu as suas instalações para a realização do evento, que contou com o apoio logístico do Rotary Club Lisboa-Norte.

A sessão de abertura do seminário foi feita pela Governadora Mara Duarte e pelo representante do Presidente do Rotary Club Lisboa-Norte, José Morgado Ribeiro.

Saudação das bandeiras

Participaram no evento cerca de 60 rotários, representando 26 clubes rotários do Distrito 1960 (zona sul Continental e Arquipélagos da Madeira e dos Açores), entre os quais estiveram dois representantes do Rotary Club de Setúbal, bem como os Presidentes das Comissões Distritais da Rotary Foundation, Quadro Social, Comunicação e Imagem e Novas Gerações e demais membros da Equipa Distrital 2019-20 e ainda o Representante Distrital de Rotaract Francisco Silva.

Das intervenções dos vários elementos da Equipa Distrital, e particularmente da Governadora, ficou bem vincada a ideia da necessidade de se estabelecerem novas dinâmicas de organização dos clubes e de uma melhor e maior articulação entre todos e entre aqueles e a Governadoria, com vista a incrementar a partilha de conhecimentos e de acções, uma melhor divulgação da acção do Rotary, uma efectiva motivação dos membros de cada clube, quer para a sua participação nos projectos a desenvolver na comunidade, como para o trabalho de descoberta e inclusão de novos membros.

Foram também abordados os resultados obtidos com o programa Pólio, ficando claro que o mesmo terá de se continuar de forma organizada e decidida até se assegurar a completa extinção do vírus.

Por fim, foram abordados problemas relacionados com o funcionamento dos Clubes Rotaract (Clubes que incluem membros até aos 31 anos de idade).

Francisco Silva – Representante Distrital de Rotaract

Neste âmbito, ficou clara a necessidade de se reflectir sobre questões concretas de funcionamento conjunto e articulado entre clubes Rotaract e Rotários, aproveitando-se uma potencial experiência de uns e dinamismo e inovação de outros, com ganhos para os projetos a implementar na comunidade.

O 3º Seminário Distrital de Formação decorrerá no próximo sábado, dia 30 nov. no Bombarral.