Comemorações do Dia Mundial de Combate à Pólio na Esc. Sec. Lima de Freitas em Setúbal

Como habitualmente, o Rotary Club de Setúbal participou nas Comemorações que assinalam o combate à Pólio a nível mundial.

Para tal, afixou de forma bem visível, uma faixa no exterior da sua sede, no centro da cidade, na Avenida General Daniel de Sousa, 14, em Setúbal.

Dia Mundial do Combate à Pólio – faixa na sede do RCS

Para além desta iniciativa, com a colaboração da Direção da Escola Secundária Lima de Freitas, realizou no passado dia 30 de outubro, por indisponibilidade da escola no dia 24, dia Mundial de Combate à Pólio, uma sessão de esclarecimento com os alunos da área de Saúde, incluindo nesta o filme produzido pelo Rotary Internacional para as comemorações deste ano

Visionamento do filme do Rotary Internacional sobre o Combate à Pólio a nível mundial
Escola Secundária Lima de Freitas – Turma da Área de Saúde

A atenção dos alunos para o tema da Pólio foi reconhecida e algumas das dúvidas levantadas no final revelaram o interesse da iniciativa.

Para além do papel relevante do Rotary a nível mundial no combate a esta doença, hoje quase erradicada, foram focados os aspectos que potenciam a recorrência da mesma e da sua propagação rápida a nível planetário, no caso de abrandamento da campanha de vacinação, evidenciando-se assim o carácter global e pertinente da intervenção articulada. Foi também, a título de exemplo práctico de intervenção, feita uma chamada para o número

760 30 20 13

cujo valor corresponde a uma vacina, mostrando aos alunos a facilidade de todos poderem colaborar.

O clube irá sensibilizar a escola para que no próximo ano a divulgação deste projecto possa voltar a ser feita, mas dessa vez com a colaboração activa e desmultiplicadora dos alunos, e se possível, também com outras escolas.