Ano Rotário 2018 / 19
Num tempo cada vez mais globalizado e em que os meios de comunicação têm um papel relevante e incontornável nas nossas vidas, há que os conhecer, utilizar e rentabilizar de forma eficaz para que a obra desenvolvida por Rotary a nível local, nacional e internacional seja divulgada e conhecida por todos. Na chamada Sociedade de Informação em que vivemos, as organizações já não se podem limitar a “produzir” bens e serviços. Precisam de saber fazer circular a informação, de se dar a conhecer, aprendendo a comunicar para criar nos públicos a Imagem que pretendem passar. Sabemos hoje que todo o processo de comunicação numa organização tem como objetivo último a construção de uma boa imagem, condição indispensável para que a organização seja legitimada pelo público e pela sociedade, credibilizando-a.
Assim sendo, neste segundo século de serviços, Rotary deve assumidamente “fazer e mostrar que faz”, por todos os meios ao seu alcance, de modo a demonstrar às comunidades em que está inserido a qualidade e a excelência do trabalho que desenvolve e os nobres objectivos que persegue na sua acção diária. Só assim, Rotary conseguirá projectar uma Imagem de organização filantrópica séria e credível, cujos membros encontram no ideal de servir o próximo, plasmado no seu mais belo e emblemático lema “Dar de si antes de pensar em si”, a razão da sua pertença a esta organização centenária, que se quer renovada e mais actuante e conhecida do grande público.
Dito isto, é imperioso que nos adaptemos aos novos tempos, utilizando o que de melhor a tecnologia actual tem para nos oferecer em matéria de comunicação e difusão de informação, dando a conhecer às nossas comunidades um movimento que tem por finalidade contribuir para a construção da Paz e da Compreensão Mundial.
Que neste segundo século de prestação de serviços, Rotary e aqueles que o servem saibam estar à altura do enorme desafio que se lhes coloca, fazendo de uma comunicação adequada e de uma boa Imagem de marca poderosos aliados nesta demanda pela construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.
É, pois, com grande satisfação que o Rotary Club de Setúbal, clube que celebra este ano rotário 75 anos da sua fundação (1944-2019), promove a criação de um site para divulgação de informação de cariz rotário, de âmbito local, nacional e internacional.
Bem hajam todos aqueles que se empenharam na concretização deste desiderato, em particular o Presidente da Comissão de Comunicação e Imagem Pública do clube, companheiro Ricardo Martinez.
O Presidente do R. C. Setúbal,
António Chitas