OS JOVENS ROTARY

O Rotary Club de Setúbal integrou e promoveu actividades em conjunto com os jovens do ROTARACT destinadas a estudantes.


Entre estas destacam-se a criação de clubes Interact (integrados por jovens dos 12 aos 18 anos), de clubes Rotaract (integrados por jovens dos 18 aos 30 anos) e do reforço dos Intercâmbios de Jovens.


Todas estas iniciativa têm por objetivo promover melhores relações entre os povos de todo mundo, através da amizade e da prestação de serviços, na sua escola ou na comunidade, bem como o desenvolvimento das competências de liderança dos jovens que nelas participam, sempre com a orientação do Rotary Club local.

O Rotary Club de Setúbal desde a década de 70 e, mais tarde, o Rotary Clube de Setúbal-Sado, constituíram e apoiaram clubes Interact e Rotaract que chegaram a ser considerados de grande dinamismo no país, embora com
algumas interrupções e reactivações até à actualidade.

Alguns dos membros do Interact e Rotaract de Setúbal chegaram a ser activos no movimento rotário nacional e destacados membros da comunidade setubalense.
Entre outras atividades dos clubes de jovens podemos destacar a oferta pelo Rotaract de uma Sala Snozlen à APPACDM, a realização do XVIII Congresso do Rotaract e do III Congresso Nacional do Interact em Tróia, em
2002, o trabalho desenvolvido com as crianças das Irmãs de Calcutá e com a Caritas no Centro das Crianças em Risco da Bela Vista, o Rally da Velinhas, o Projecto Viver Cada Dia, a actividade Distrital SOS Fome, entre outras.

O novo Rotaract Clube de Setúbal foi reactivado em 2018 e continuará, certamente, a promover Rotary na comunidade de Setúbal.

Também o RC Setúbal desenvolveu campos de férias internacionais na zona da Arrábida para jovens de todo o mundo e intercâmbios entre jovens desta comunidade e da Europa, E.U.A., Taiwan e Indonésia, entre outros.