Exposição: 75 anos em Setúbal

Esta exposição representa a história de 75 anos de Rotary em Setúbal.

Com ela, pretendemos prestar a devida homenagem e reconhecimento aos companheiros fundadores, pela sua visão e iniciativa de formar este clube e a todas e todos os rotários que, ao longo dos anos, aqui têm trabalhado e mostrar como se consolidou o movimento rotário a partir da inspiração do seu fundador, Paul Harris, para chegar à actualidade com a força e a capacidade de realizar importantes e muito valiosos projectos, como o combate para a erradicação da poliomielite, que contribuem para melhorar a vida humana no mundo.

O espólio do clube e as peças cedidas por companheiros e amigos que se expõem e as notas descritivas apresentadas, servem para mostrar objectos e relatar acções, dando ao visitante uma visão das nossas práticas e das nossas realizações e projectos comunitários, para que nos conheçam melhor e nos apoiem.

Ao ser inaugurada pela Governadora do Distrito Rotário 1960 e pelo representante da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, fica bem marcada a importância deste acontecimento, seja para o movimento rotário em Portugal, seja para a comunidade de Setúbal.

O Rotary Club de Setúbal, agradece a contribuição da Câmara Municipal de Setúbal, através da sua Divisão de Bibliotecas e Museus, ao ceder-nos a Sala da Casa Bocage e da muito competente curadoria de Bárbara Godinho. E também agradece a oferta da Casa Ermelinda Freitas, a colaboração do fotógrafo José Luís Andrade e o trabalho da designer Dália Vale Rêgo.

O esforço que despendemos e o trabalho empenhado que realizámos servem, afinal, para deixar aos setubalenses e aos rotários futuros, em particular, um testemunho do que fomos, como alicerce do muito que queremos e ainda temos de realizar no futuro.

Foi com grande prazer e entusiasmo que preparámos esta mostra que, esperamos, cumpra os objectivos que se enunciaram acima.

José Coelho

Rotary Club Setúbal – Coordenação da celebração dos 75 anos de Rotary em Setúbal